Nossa História
O SINTRAFSE - Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santo Estevão, foi fundado no dia 27 de janeiro de 1971, sendo reconhecido como entidade de classe em 12 de novembro de 1971 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. O Sr. Júlio Batista, necessitava de uma Direção assim foi escolhida uma Diretoria provisória tendo como Presidente representante o Sr. Jaques de Rezende Cardoso e mais cinco pessoas para as outras funções.
Em 07 de janeiro de 1973 conforme a Ata foi realizada a primeira eleição direta para escolha da Diretoria Representativa, foi eleita com 130 votos, sendo esta composta por Diretoria efetiva: Jaques de Rezende Cardoso, Judith de Souza Magalhães e Lídio Arcanjo de Deus, e mais três suplentes que iriam governar durante 03(três) anos sucessivos.Desde então, o Sr.Jaques Rezende foi reeleito nas eleições de 1976,1979,1982 e 1985.
Durante o período do seu mandato foi criado o FUNRURAL, órgão assistencialista que trabalhava em conjunto com STR no atendimento dos associados. Assim eles puderam contar com médico, oftalmologista, cirurgião dentista, advogado, pagos pelo estado.
No ano de 1988 foi eleita uma nova chapa Presidida pelo Sr. Leonidio Brito de Oliveira, Secretário Nilo Romão Barbosa, e Tesoureira Joana Conceição de Azevedo, ficando na história do Movimento Popular do STR, como a primeira Diretoria representada unicamente por trabalhadores rurais. Ainda no mandato do Sr. Leonidio o STR atravessou várias dificuldades, pois encontraram muitas dívidas e por causa das mesmas foi desvinculado do FUNRURAL, e por isso ficou impossível manter os prestadores de serviços, o movimento não possuía Sede própria, vivia de aluguel, mudando todos os anos de lugar, dificultando o acesso aos sócios, os Diretores muitas vezes investiam do próprio bolso para quitar dívidas.
Em 1991 foi reeleito novamente o Sr. Leonidio, sendo que a Diretoria eleita era composta de 12 membros.
Em 1993 foi construída a Sede do STR com a ajuda dos próprios trabalhadores, num terreno doado pela Prefeitura Municipal. Desde então, o STR vem trabalhando em conjunto com seus associados, organizando novos movimentos.
Em, 1994 pela primeira vez uma mulher foi eleita Presidente, a Srª. Joana Conceição de Azevedo desta vez com uma Diretoria composta por 16 (dezesseis) membros, devido a diversificação dos trabalhos e a criação de duas novas secretarias.
Desde então já houveram muitas Diretorias e a cada três anos são realizadas novas eleições para dar continuidade nos trabalhos do Sindicato em benefício dos Trabalhadores Rurais.